
• As fontes de poluição: Sabe-se totalmente a origem da poluição dos oceanos. O pior dos problemas é o enorme despejo de esgoto não-tratado e de efluentes industriais, sem qualquer preocupação com as possíveis conseqüências. 85% dos bilhões de toneladas de material poluente despejados anualmente nos oceanos provêm dos continentes. 90% desse material permanece na área costeira, criando sérios problemas ambientais e de saúde.
• Resíduos industriais e urbanos: Muitas cidades urbanas são densamente povoadas e possuem indústrias pesadas. Uma grande quantidade de despejos industriais é lançada diretamente no mar ou chega até ele através dos rios nos quais é despejada. Mais de 100 mil produtos químicos diferentes têm como destino final o mar. Além disso, a chuva que cai no mar é contaminada com poluentes atmosféricos oriundos das chaminés das fábricas, das unidades de aquecimento central e dos escapamentos dos veículos.
• Petróleo: Aproximadamente 6 milhões de toneladas de petróleo são despejados no mar a cada ano, uma parte devido a acidentes no embarque e desembarque desse minério nos navios. O restante provém de petroleiros que lavam seus tanques com água do mar, despejando-a ilegalmente no oceano; refinarias e terminais de carga e descarga de navios-tanque; de pontos de perfuração de plataformas marítimas e oleodutos submarinos. Outra parte, ainda, é simplesmente lavada pela chuva, indo de estradas, veículos e prédios em direção ao mar.
• Destinação dos resíduos: O lixo também é carregado em navios e lançado no mar. Certos resíduos de esgotos são regularmente despejados nas águas marinhas. Produtos tóxicos perigosos, como os PCBs usados na indústria elétrica, são queimados no mar, em navios incineradores especiais. Muitos portos são ainda mantidos em funcionamento graças a dragas que continuamente promovem o desassorreamento do leito dos rios, atirando no oceano os sedimentos que podem estar contaminados com produtos provenientes de despejos urbanos e industriais nas proximidades do porto. As pessoas, atualmente, têm mais cuidado com o que despejam no mar. Ao término da Segunda Guerra Mundial, 170 mil toneladas de gases venenosos foram postos em navios, que afundaram na Noruega. As autoridades agora tentam rastrear e recuperar os recipientes tóxicos antes que comecem a vazar e prejudicar as áreas de pesca.
• Os efeitos da poluição: Muitas pequenas cidades litorâneas vivem do turismo e dependem desses visitantes para obter recursos. Portanto, para elas, a limpeza e a segurança devem ser essenciais. O principal problema são os esgotos domésticos, o derramamento de óleo, e a sujeira deixada pelos banhistas. Além de o esgoto ser potencialmente prejudicial à saúde, nadar em águas poluídas pode causar distúrbios como gastroenterites, irritações cutâneas e infecções de ouvido, nariz e garganta. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos constatou que, em média, 18 em cada 1000 pessoas que se banham em águas poluídas adoece.

